Meditando no Salmo137:
O povo de Deus havia sido capturado de Jerusalém e enviado para a Babilônia. Todos estavam tristes, depressivos, com ódio e sede de vingança. Eles demonstraram sinais de imaturidade porque não entendiam qual o propósito de Deus naquela situação. Deus permitiu tudo isso para que houvesse maturidade. Mas ali, na Babilônia, não havia ninguém para encorajá-los. Todos estavam no mesmo estado de tristeza e não havia esperança. Quem havia de consolidá-los?
Eles mesmos, ouvindo a voz do Senhor.
Em Jeremias 29:4-7, Deus falou para eles não pararem de trabalhar porque parados e sem ânimo morreriam. Durante as atividades, Deus falou com eles e os orientou. Assim como o povo de Deus, cativo na Babilônia, nós não podemos ficar paralisados.
Em II Reis 18:1-7, temos um exemplo de um jovem que não ficou paralisado diante de uma situação desfavorável. Ele entendeu que Deus governaria junto com ele. Quem consolidou aquele garoto? Ele teve suas experiências pessoais com Deus e isso o consolidou. Assim como Ezequias, precisamos ser autoconsolidados na presença de Deus. Para isso, precisamos nos olhar no espelho e assumirmos quem somos para Deus. Ao fazermos isso, estamos reconhecendo as nossas fraquezas, ou seja, reconhecendo tudo aquilo que atrapalha a realização da obra de Cristo.
Ao meditar nesse salmo, o ESPÍRITO SANTO REVELOU 05 PASSOS para autoconsolidação:
1. Reconhecer nossos limites, fraquezas e buscar transformar essa situação;
2 Parar de murmurar (Jr 12:5) – quando Jeremias reclamou Deus deu uma resposta dura a ele: não busque resultados lá fora. Isso significa que antes de alcançarmos os objetivos, temos que mudar as coisas dentro de nós. A transformação interna gera transformação externa e não o contrário;
3. Parar de colocar empecilhos aos comandos de Deus. Arranjamos mil desculpas quando Deus nos convoca. Então, como vamos deixa-Lo trabalhar em nós? Deus não chama os desocupados nem os perfeitos. Ele nos consolidará quando estivermos fazendo a vontade D’Ele. É na seara que ele fala com a gente. A nossa vitória depende da velocidade em que respondemos aos comandos/direcionamentos divinos. Todos nós estamos na mesma igreja, recebemos o mesmo comando e profecias, mas cada um responde de uma forma;
4. Checar quais são os sentimentos do nosso coração: isso vai denunciar o nosso estado. Sentimentos têm um poder igual ao das palavras e podem ser usados ocultamente contra nós e contra pessoas.
5. Querer ser autoconsolidada: cooperar com Deus porque durante a consolidação Ele vai mandar você procurar pessoas para pedir perdão; Ele vai pedir para você abandonar certas coisas, renunciar outras; amar os perdidos; vai te chamar para a obra D’Ele, enfim, vai fazer um “reboliço” na sua vida.
Graça e Paz.
Que possamos atender a Deus na velocidade que Ele espera de nós.
Foto: google imagem
Foto: google imagem
0 comentários:
Postar um comentário
Participe! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva. Agradecemos a colaboração.