Páginas

Livres para contemplar a glória do Senhor!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


Na nossa última reunião de célula (18/02/2012), estudamos o seguinte texto bíblico: 

“Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Coríntios 3:12-18).
  
Diante dessa incrível realidade, pergunto: você é livre? Ainda me lembro de um professor discutindo esse assunto com seus alunos, dentre os quais eu estava. E me recordo de ter ouvido várias vezes que quem vive em sociedade não pode ser totalmente livre, porque estará sempre preso a coerções, leis, regras, poderes etc. São muitas as cadeias sociais, as correntes que prendem as pessoas em suas diferentes gerações. Isso é verdade. Porém, a palavra de Deus nos garante que onde o Espírito Santo está há liberdade. E essa é a única condição que pode contrariar inteiramente o pensamento de muitos filósofos, sociólogos, cientistas, mestres nas leis e nas doutrinas deste mundo. Ainda que o mundo inteiro esteja preso, mesmo que todos estejam encobertos por véus, escondidos por trás de muitas prisões, sejam físicas, psicológicas ou espirituais, aqueles que estão cheios da Presença do Espírito Santo de Deus podem sim se declarar livres e desfrutar da liberdade eterna conquistada por Jesus na cruz.

Estamos vivendo o tempo da glória da nova aliança, que está escrita em nossos corações. Já não precisamos colocar o véu sobre a nossa vida para nos aproximarmos da presença do Senhor. Entretanto, ainda hoje muitos preferem se esconder por trás de véus em vez de buscar a verdadeira conversão ao Senhor. Além disso, escolhem a distância em vez da proximidade com Deus. Optam por apenas “ouvir falar” em detrimento do imenso privilégio de olhar e tocar o Senhor. 

No tempo da antiga aliança, os israelitas não podiam olhar para Deus sem véu, mas hoje aqueles que recebem o Senhor Jesus Cristo como Salvador e Rei podem contemplar a glória do Senhor. A presença do Espírito Santo em nossas vidas nos transforma à imagem de Deus de glória em glória. Em Cristo, tudo aquilo que nos separava de Deus é removido. Aquele que vive em Cristo já não precisa da letra, mas do Espírito. Agora, já não é o medo da punição pela lei que nos deve impedir de praticar o mal, mas a presença do Espírito Santo é o que nos leva constantemente a praticar o bem. “Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações” (2 Coríntios 3: 2 e 3). Nenhum véu deve estar sobre o nosso coração. A nossa única cobertura e proteção deve ser o sangue de Jesus Cristo que foi derramado por nós e nos trouxe novamente a possibilidade de ter verdadeira comunhão com Deus. "Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo..." (Mt 27.51). Hoje temos livre acesso a Deus por meio de Jesus Cristo.
 
Muitos falsos profetas surgiram e ainda estão surgindo afirmando não ser possível ao ser humano falar diretamente ao nosso Deus. Se eles pudessem, sentenciariam a humanidade a viver eternamente por trás de véus e longe de Cristo. O único mediador entre Deus e o ser humano é Jesus Cristo (João 14:6)! O que eles não conseguem entender é que os véus são desnecessários quando há a cobertura do sangue do Cordeiro Santo de Deus. 

Um número grande de pessoas ainda tem uma visão errada de Deus, pois ainda está com sua visão obscurecida por um véu. Estão perdendo tempo, pois a glória do Senhor está manifesta para todos aqueles que creem no evangelho que salva, cura e liberta. A santidade está ao alcance de todos que, com a face descoberta e livre de véus, se apegam à glória de Deus e permitem ao Espírito Santo transformá-los à imagem desse mesmo Deus.

Muitas pessoas ainda estão presas, mesmo sendo tempo de liberdade. Muitos ainda estão acorrentados, mesmo quando já podem ser livres. O véu gera separação. Funciona como uma barreira que ao mesmo tempo em que protege quem o usa de ser visto e reconhecido, também o obriga e impede de ver e reconhecer perfeitamente aquilo que poderia ser contemplado. 

São muitos os véus que ainda cobrem o coração das pessoas e as impedem de contemplar a glória do Senhor: 

- Véu do pecado
Existem aqueles que não querem se libertar do pecado e, por isso, ainda se escondem por trás de véus. Ainda não aceitam que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Dessa forma, continuam carregando suas próprias cargas e se consideram sujos demais para buscar a Deus. Sem o sangue de Jesus sobre suas vidas, eles seguem pelo caminho da separação, sem conseguir enxergar a luz.  

- Véu da incredulidade
Por falta de fé, muitos ainda não reconhecem a Jesus como Senhor e Salvador e, assim, continuam escondidos por trás da incredulidade. Preferem acreditar em leis humanas, considerações de pessoas que se julgam sábias, teorias que acabam desfigurando a imagem que eles acham ter de Deus. Na falta da fé, procuram provas, sinais e não conseguem encontrar. 

- Véu do medo
O medo tem impedido que muitas pessoas se aproximem de Deus e alcancem níveis maiores de intimidade com o Senhor. Quando se retira o véu, a pessoa é exposta, sua vida é revelada, suas mazelas descobertas, suas fraquezas são conhecidas, tudo é revelado. Assim, muitos têm medo de se expor, de revelar suas deficiências. Medo de se apresentar como realmente são. Medo de mostrar a verdadeira face. Medo de assumir compromissos e ganhar responsabilidades. Medo de não se manter no caminho correto, ter que olhar atrás e voltar a se esconder. 

- Véu da hipocrisia
São muitos os que vivem de fachada, uma vida por trás de máscaras e véus que escondem seus próprios rostos. Vivem como se fossem personagens fictícios para esconder sua própria realidade. Vivem por trás de cortinas como se a vida real fosse um eterno palco onde podemos aparecer ora com uma cara, ora com outra e sempre com uma máscara. Querem aparentar o que não são, desejam demonstrar espiritualidade quando, na verdade, são carnais. Assemelham-se aos fariseus e saduceus. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia” (Mateus 23:27).

-Véu do comodismo/preguiça
Esconder-se por trás de um véu pode ser algo muito cômodo. Mesmo sabendo que a preguiça leva à destruição, muitos ainda escolhem seguir esse caminho. “Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas” (Provérbios 26:13). O preguiçoso sempre consegue uma desculpa para não retirar o véu e enfrentar o caminho que deve seguir. Ficar atrás de um véu pode ser cômodo, por exemplo, quando retirar o véu significa caminhar, seguir em frente, trabalhar, fazer a boa obra... E foi justamente isso que Jesus nos mandou fazer: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34). Seguir Jesus também significa ir aonde Jesus iria, enfrentar o que Ele enfrentaria, não se esquivar das lutas, do trabalho e até mesmo do perigo. 

- Véu da culpa
Há aqueles que estão escondidos e presos por trás do véu da culpa. Por mais que até acreditem em Deus, não conseguem entender e nem confiar nas promessas do Senhor. Acham que a salvação se conquista por merecimento, boas obras, muito esforço. Realmente, nenhum de nós merece a salvação. Ninguém merece desfrutar da presença do Senhor. Porém, foi por amor que Ele nos deu. Deus nos amou com amor eterno e, mesmo nos conhecendo por completo, desejou a nossa companhia. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Todo aquele que ainda estiver preso pela culpa deve urgentemente compreender que o sangue de Jesus é poderoso para nos limpar de toda sujeira. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9).

-Véu da obstinação
Existem pessoas que têm facilidade em transformar coisas, sonhos e ideias em véus. São verdadeiras fábricas de véus. Usam diferentes véus e também querem obrigar muitos a usarem. Já estão tão vestidas de seus próprios véus que não conseguem enxergar mais nada direito. São pessoas obstinadas, teimosas, apegadas a si mesmas, apegadas a sua própria sabedoria, a doutrinas criadas por homens, a teses humanas, conceitos errados, desejos pecaminosos, ambições por riquezas terrenas... enfim, são pessoas que se apegam ao véu e não deixam que ele seja retirado a preço algum, pois fazem dele a sua segurança, o seu porto seguro, o seu deus. Quantos são os que por se considerarem muito sábios e entendidos, escondidos por trás do véu da própria sabedoria, não conseguem enxergar a glória de Deus? Para essas pessoas, retirar o véu é o mesmo que abrir mão de suas próprias convicções. Ou quantos são os obstinados que só conseguem pensar em riquezas materiais, sucesso, fama, reconhecimento? O desejo de ser excessivamente próspero acaba sendo maior do que a vontade de olhar para o que realmente tem valor, que é o Senhor Jesus, dono de todas as coisas. E os cegos pela luxúria? Até trabalho e pessoas são usadas como véus. Poderíamos ainda fazer um estudo focado apenas nos que estão cegos pelas religiões ou encobertos pela hipocrisia como eram os saduceus e fariseus. São muitos os motivos que levam cada vez mais pessoas à obstinação e as impedem de ver a glória do Senhor. 

Existem muitos outros véus que devem ser retirados. Todo aquele que quer ver a glória do Senhor deve se despojar de suas próprias vestes, inclusive de todo véu, deve se deixar ser transformado pelo Senhor, que tem poder para nos dar novas vestes, nova vida em Jesus. 

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou

O preço por nossa liberdade já foi pago por Jesus na cruz. Ele nos libertou de todo véu, de toda enfermidade, de todo pecado, de toda dor. Foi para a liberdade que Ele nos libertou. Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão” (Gálatas 5:1).
Se alguém quiser se esconder por trás de algo, que não se esconda atrás de véus, mas sim das asas do Altíssimo. Se ainda quiser se prender em algo, que se prenda na liberdade do amor, servidão e adoração a Jesus.
Que o Espírito Santo retire todo véu que porventura ainda nos impeça de enxergar a glória do Senhor e nos revista de glória para que nossa vida reflita a imagem de Cristo eternamente. 

Medite: 

“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” (Filipenses 2:15).

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” (Mateus 5:14)


Texto: Ana Oliveira
Imagem: http://iuskarolim.wordpress.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Participe! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva. Agradecemos a colaboração.

 
Célula de Andréa Póvoas | by TNB ©2010